Conheça a campanha Biomonitorando as Águas, promovida pelo projeto do MPF Conexão Água

Compartilhar

Projeto Conexão Água, da Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal (4CCR/MPF), em parceria com a Embrapa, lança o segundo vídeo da Biomonitorando as Águas, campanha que tem o objetivo de incentivar o controle social da qualidade da água e do meio ambiente por meio da observação de insetos aquáticos como bioindicadores. Clique aqui para assistir.

O vídeo é um convite do Projeto Conexão Água à união de todos para a governança social colaborativa em prol da natureza e da existência humana com dignidade, em um momento de necessária reflexão sobre o que se almeja do futuro comum. Nele, se vê a iniciativa engajada de alunos da Escola Estadual Jardim Iguatemi, na cidade de São Paulo, que se mobilizaram no ano passado (2019) para ajudar na propagação da conscientização ambiental sobre qualidade da água, por meio de bioindicadores.

Neste momento de reflexão, setores da sociedade civil, pela atitude engajada de jovens, voltam pensamentos e boas práticas para algumas questões fundamentais para uma vida digna: a saúde, a qualidade das águas e do meio ambiente e a vida em sociedade.

Apesar da atividade de monitoramento participativo encontrar-se suspensa temporariamente, devido à pandemia de covid-19, a ideia da campanha é que estudantes previamente capacitados e empoderados de informações possam monitorar a qualidade da água de córregos, cursos d’água e mananciais, através do aplicativo Monitorando a Cidade, como ferramenta de engajamento para a cidadania ambiental.

Imbuídos de real senso de responsabilidade ética e de solidariedade intergeracional para a vida digna e sadia neste planeta, o Projeto Conexão Água convida todos a participar da campanha. Embarque você também na Experiência Biomonitorando as Águas.

Como nasceu o Biomonitorando as Águas – A campanha do Projeto Conexão Água, desenvolvida pela Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do MPF (4CCR), que trata de temas relacionados à defesa do meio ambiente e do patrimônio cultural, tem a coordenação do analista do Ministério Público Federal Fernando Rossato. A campanha reuniu colaboradores de diversas áreas do conhecimento, como acadêmicos, gestores públicos da área ambiental e da área da educação, escolas públicas de ensino fundamental II e médio, ONGs e outros segmentos públicos e privados da sociedade civil.

Mediante palestras e videoaula de pesquisadora da EMBRAPA, Kathia Sonoda em workshops presenciais de capacitação, difunde-se o aprendizado sobre técnicas de biomonitoramento da qualidade da Água por insetos aquáticos. Daí para frente, a história de participação e controle social da qualidade da água está com os jovens.

Sobre o Projeto Conexão Água – Indicado ao Prêmio CNMP 2020, o Projeto Conexão Água reúne em seu portal consistente material baseado em pautas, atas e relatórios elaborados coletivamente e validados por uma Comissão Consultiva do Projeto, que ajudam a compreender quais são os principais desafios e quais os adequados mecanismos de como a sociedade pode colaborar efetivamente para a melhoria da qualidade da água e para a transparência na gestão hídrica de forma integrada com a gestão do meio ambiente e da saúde, de modo a colaborar na formação de dados confiáveis para o controle da qualidade das águas, possibilitando o diagnóstico dos desafios para melhor desempenho de iniciativas e propostas de soluções e alternativas inovadoras.

Mediante a metodologia de construção de redes colaborativas que unam atores que não se articulavam entre si, para que dialoguem e busquem juntos resolutividade em alternativas e soluções inovadoras, com apoio da tecnologia e da participação social. “Buscamos transparência, qualidade e integração das informações, para estimular a sociedade a participar como protagonista de mudanças efetivas na busca pela boa governança da água e do meio ambiente, integrando-a com a gestão da saúde pública e do meio ambiente”, afirma Sandra Kishi.

O trabalho de elaboração do portal contou com o apoio da equipe do Projeto Aptus, que promoveu a indexação da base e desenvolveu o buscador, além do das equipes de Tecnologia da Informação da PGR e da PRR3.

O vídeo da Campanha Biomonitorando as Águas conta com três músicas, a música “Inside” do DJ e produtor musical Dre Guazzelli, em parceria com a Lulia Dib, a música “Feitos de Água”, composta especialmente para o projeto pelo músico e produtor musical Marcio Scialis e os alunos cantando a música “Oração” no ônibus a caminho do Parque do Carmo – onde foi realizada a atividade de monitoramento participativo – composta pelo músico Léo Fressato. O vídeo conta ainda com obra do artista plástico Palmiro Romani e peça de comunicação assinada pelos colaboradores do Família em Tiras.

Tendo a ética ecológica como seu principal pilar da solidariedade socioambiental, o Projeto Conexão Água busca incentivar a cooperação de todos para a promoção global, regional, local e em nível familiar, da célula coletiva da implementação da justiça socioambiental, seguindo o primado da democracia e da dignidade.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 3ª Região

*Todos os comentários são de responsabilidade dos seus autores